segunda-feira, 21 de março de 2011

Alunos queridos,
Estou postando abaixo um filme sobre células. O filme tem narração espanhol mas está traduzido para o português. Prestem atenção nas informações e respondam as questões do livro:





sexta-feira, 18 de março de 2011

8ª séries - Exercícios sobre matéria e energia

Exercícios:

1.Diferencie os itens abaixo em matéria ou energia: justtifique sua resposta:

a) Calor

b) Gelo

c) Vapor de água

d) Fuligem

e) Luz

f) Eletricidade

2. Diariamente, desde o momento em que se levanta da cama pela manhã até deitar-se novamete à noite, você pratica diversas atividades, como tomar banho, escovar os dentes e vestir-se, que estão associadas a diversas formas de energia. Anote as atividades e descreva as formas de energia envolvidas em cada uma.

3. Considere as substâncias químicas: água (H2O), glicose (C6H12O6), gás oxigênio (O2), gás metano (CH4) e gás butano (C4H10).

a) Que tipos de átomos estão presentes nessa substâncias?

b) Cite uma outra substância que contenha pelo menos um desses tipos de átomos.

Cite:

a) Três diferentes tipos de obetos produzidos com um mesmo tipo de matéria;

b) Um tipo de objetoproduzido por três tipos diferentes de matéria

7ª série - 19 de Outubro e Mathias

Respondam nos seus blogs:

Questões para as 7ª séries:

1. Por que vírus não podem ser considerados unicelulares?

2. O que aconteceria se uma célula pudesse viver depois de retirarmos todas as suas mitocôndrias?

3. Escreva no blog duas funções importantes do núcleo

4. No nosso corpo existem células que cumprem seu papel sem o núcleo?

5. No blog, substitua cada informação por uma única palavra.

a) Pigmento verde encontrado em organelas de células vegetais.

b) Estruturas típicas de células vegetais. Graças a elas existe oxigênio na Terra.

c) Estruturas típicas de células animais. Estão relacionadas com os processos de digestão celular.

d) Organela que armazena moléculas sintetizadas pelas células?

e) Organelas que faltam nas células de plantas frutíferas. Estão relacionadas com a divisão celular.

f) Filamentos onde estão “impressas” todas as características de cada ser vivo.

g) Processo pelo qual as plantas sintetizam seu próprio alimento com a utilização da energia luminosa.

h) Apresenta características de ser vivo apenas quando dentro de uma célula

6. Como podemos diferenciar a célula animal da célula vegetal?

7. O que aconteceria a uma célula se dela fossem retirados todos os ribossomos?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Células Tronco


http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2010/01/celulas-tronco-o-que-sao-onde-83.jpg

Alunos, da turma 71 do escola 19 de outubro, façam um comentário em formato de texto e publiquem a postagem aqui.
A classificação dos seres vivos



O atual sistema de classificação biológica



No atual sistema de classificação, espécies semelhantes são colocadas em um mesmo gênero, como fazia Lineu.

Com os novos conhecimentos adquiridos pelo homem, desde os tempos de Lineu, acrescentaram-se outros critérios para a classificação. São pesquisadas semelhanças genéticas e bioquímicas, por exemplo. Tudo isso, visa tornar a classificação o mais precisa possível.

Os gêneros que apresentam semelhanças significativas são reunidos em uma categoria maior, denominada família. As famílias semelhantes, por sua vez, são reunidas em ordens; ordens semelhantes são agrupadas em classes e classes semelhantes são agrupadas em filos. Estes, por sua vez, compõem os reinos. Ufa!!!!, é de perder o fôlego.

A categoria mais específica é a espécie, e a mais abrangente é o reino.


algumas regras básicas de nomenclatuara dos seros vivos
o nome científico de um ser vivo contém sempre duas palavras: a primeira referente ao gênero e a segunda à espécie.

o nome do gênero deve sempre começar por letra maiúscula e o da espécie em letra minúsculas.

o nome científico de um ser vivo (gênero e espécie) deve sempre vir destacado no texto (escrito em itálico, sublinhado ou em outro tipo de letra).

sexta-feira, 11 de março de 2011

Matéria, corpo, massa e volume

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Já um corpo, pode ser entendido como uma porção limitada de matéria. Exemplo:uma pedra, uma árvore, um animal ou planeta.
A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. E o volume? Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo.

Para diferenciarmos massa de volume vamos usar corpos de mesma massa, mas de volumes diferentes e mergulhá-los em água em dois recipientes idênticos com mesmo nível inicial. Será que o nível nos dois recipientes vai aumentar igual ou diferentemente?


Nesse experimento temos dois corpos de mesmo formato, mesmo volume, mesma composição e massas diferentes. Os dois vidros são vedados na água. Um dos corpos vai flutuar e o outro vai afundar, mostrando que a massa de um corpo tem relação com o fenômeno da flutuação.


No próximo experimento temos dois corpos de mesma composição, mesmo volume, mesma massa, mas de formatos diferentes.Colocando os dois em água os dois vão afundar. O fato dos dois afundarem significa que o formato do corpo não influencia na flutuação.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Células Eucariontes (Vídeo Aula)



Queridos,
esses organismos são formados de células eucariontes (que possuem núcleo) e são unicelulares (possuem uma única célula).
http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

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