sexta-feira, 24 de maio de 2013

Epopeia de Dindinha


Espero que goste comadre Madalena Knevitz, fiz com muito carinho como forma de agradecimento por esse presente maravilhoso que nos deram nesse momento!
Um grande abraço!!!

Epopeia de Dindinha

Estávamos escondidos na toca,
Quando ouvimos o toc-toc na porta:
Era a Mamãe e o Papai coruja,
Que levavam a notícia de lambuja.

Deus havia nos escolhido
Para que aceitássemos comprazidos
E com todo o amor
Nosso anjinho e agora afilhado Heitor

Papai do céu foi generoso!!
Deixou os Dindinhos tão contentes,
Que nem o brilho das estrelas seria mais radiante,
Quanto o olhar da Dinda naquele momento!

Mas o Dindo não deixou por menos,
Abraçou os corujas com tanta firmeza,
Que a alegria dos papais deixava evidente,
A grande escolha que fizeram naquele momento.

Estamos te esperando Heitor,
Seu choro será a mais linda melodia,
Que os anjos guardam pros papais no dia
Que Deus mandar você nascer!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Internacional de Combate a Homofobia

Homofobia é crime. Ninguém é obrigado a aceitar mas sim a respeitar.


(Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni)

Uma analogia entre os internados do Hospital Municipal de Ivoti e o Meio Ambiente, já que na situação atual, encontram-se doentes

Os alunos do 7º ano da Escola estadual de E. B. Prof. Mathias Schutz, para comemorar a semana do meio ambiente, confeccionaram junto com a Professora Ana Cláudia da Silva Triches, diversos vasinhos com plantinhas fáceis de serem cultivadas. Esses vasos foram feitos com caixinhas de leite decoradas com papelão e fitas largas confeccionadas com sacos de batatas, dando um aspecto rústico e
ao mesmo tempo inovador, já que são feitos com materiais reutilizáveis. Os vasos serão levados ao Hospital Municipal de Ivoti, como estímulo à vida. Já que o meio ambiente também está "doente" isto representa uma analogia. Sabemos que, se cada um fizer a sua parte, cuidando bem dele, assim como é feito no hospital, poderá se ter um bom resultado no final do "tratamento"!"

Alunos do 7º ano da Escola Mathias Schutz confeccionando os artesanatos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

10ª MEP REGIONAL MOSTRA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAXIAS DO SUL (2ª,4ª,16ª e 27ª CREs) 20,21 e 22/08/2013


10ª MEP REGIONAL MOSTRA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAXIAS DO SUL (2ª,4ª,16ª e 27ª CREs) 20,21 e 22/08/2013

ORGANIZAÇÃO DA 10ª MEP E ESPAÇO RESERVADO P/ 2ª CRE
•TOTAL DE PROJETOS: 50
• ESCOLAS TÉCNICAS: 30
• ESCOLAS EMP: 16
• ESCOLAS CURSO NORMAL: 4
•2ª CRE PROJETOS: 27 A 29
•ESCOLAS TÉCNICAS: 20 a 22
•ESCOLAS EMP: 6
•ESCOLAS CURSO NORMAL: 1


PREMIAÇÃO
•ESCOLAS TÉCNICAS POR EIXO TECNOLÓGICO
•1º LUGAR – TROFÉU E PARTICIPAÇÃO NA FECITEP
•2º e 3º LUGARES – MEDALHAS
•ESCOLAS EMP – EIXO ÚNICO
•1º LUGAR – TROFÉU E PARTICIPAÇÃO NA FECITEP
•2º e 3º LUGARES – MEDALHAS
•ESCOLAS CURSO NORMAL – NÃO HÁ PREMIAÇÃO, POIS PARTICIPAM COMO CONVIDADOS.


CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO - EMP
•PROJETOS DE 2012;
•MÁXIMO 03 ALUNOS C/ UM PROFESSOR ORIENTADOR;
•PROJETOS QUE CONTEMPLEM A INTERDISCIPLINARIDADE, METODOLOGIA CIENTÍFICA, TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, RELEVÂNCIA SOCIAL (PESQUISA SÓCIO ANTROPOLÓGICA);



•ANEXO 4 – RELATÓRIO DA PESQUISA (será cobrado após a homologação da inscrição)
Este documento é um dos instrumentos utilizados para a avaliação dos projetos. Devem constar deste relatório os dados fundamentais de cada etapa do projeto, que transmitam uma ideia clara e concisa do que foi desenvolvido.
- FOLHA DE ROSTO: Contendo indicação do Eixo Tecnológico e o Título da Pesquisa, além dos nomes dos autores, professor orientador ou co-orientador, quando for o caso, Instituição, rede a que pertence e Cidade.


-DEDICATÓRIA (OPTATIVO)
-AGRADECIMENTOS (OPTATIVO)
-RESUMO DO PROJETO: Mínimo de 200 e máximo de 250 palavras.
-Sumário: Relação dos capítulos e sub capítulos do relatório e as respectivas páginas.
-INTRODUÇÃO: Descrição inicial do tema, local e período de realização, relevância da pesquisa, apresentação dos capítulos seguintes.
-OBJETIVOS: Metas estipuladas para a realização da pesquisa.



-JUSTIFICATIVA: Importância e viabilidade do desenvolvimento da pesquisa.
-REFERENCIAL TEÓRICO: Embasamento teórico utilizado na pesquisa.
-METODOLOGIA: Descrição detalhada da natureza da pesquisa, etapas de pesquisa desenvolvidas, materiais utilizados, população e amostra, etc.
-RESULTADOS: Descrição detalhada dos resultados encontrados e esperados.



-CONCLUSÕES: Considerações finais sobre o desenvolvimento e os resultados da pesquisa.
-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Bibliografia utilizada para o embasamento científico.
-ANEXOS: Itens que são complementares ao trabalho, mas não essenciais para a compreensão do relatório.


CONFECÇÃO DE POSTER PADRÃO (obrigatório para feiras científicas)
•1m x 1,30 m
•Papel plastificado (ver c/ gráficas)
•Logo do Estado e da MEP
•Identificação da escola
•Título
•Componentes
•Resumo – Introdução e justificativa
•Objetivos
•Metodologia
•Resultados
•Bibliografia


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO P/ O CURSO NORMAL
•As escolas de Curso Normal não serão avaliadas, pois estão participando como convidadas;
•Exemplo de boas práticas.
•Tanto para o EMP quanto para o Curso Normal é necessário deixar exposto na estande de apresentação o Diário de Campo, que detalha a trajetória da pesquisa realizada e será avaliado pela comissão julgadora.


INSCRIÇÕES
•Período: 03 à 14/06/2013 – SOMENTE VIA EMAIL
•Preenchimento de fichas de inscrição que estão disponíveis no site da SEDUC. Clicar no ícone PEDAGÓGICO/EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, abrirá os sub-ícones desta seção, clique no link 10ª MEP(ainda não está disponível) – ANEXO 1 AO 5.
•As fichas de inscrição deverão (anexos 1,2 e 3) ser enviadas para o seguinte email: emp-02cre@seduc.rs.gov.br.
•O anexo 1 e 5 PADRÃO P/ 10ª MEP AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS. Os anexos 2,3 e 4 estão disponíveis no link 9ª MEP, os quais são padronizados para todas as MEPs.



•NO ATO DA INSCRIÇÃO (VIA EMAIL) DEVERÃO SER PREENCHIDOS OS SEGUINTES FICHAS (ANEXO I,2e 3):
•ANEXO 1 – Está sendo confeccionado (em breve estará pronto)
•ANEXO 2 – PLANO DE PESQUISA
-TÍTULO DO PROJETO
-Aluno 1:
-Aluno 2:
-Aluno 3:
-Alunos Coautores:
-Professor Orientador:
-Professor Coorientador:
-PROBLEMA IDENTIFICADO:
-HIPÓTESE:
-METODOLOGIA:
-ANÁLISE DOS RESULTADOS/CONCLUSÕES:
-REFERÊNCIAS (as três mais importantes)



•ANEXO 3 – RESUMO DO PROJETO
•TÍTULO DO PROJETO
•Nome do Aluno 1
•Nome do Aluno 2
•Nome do Aluno 3
•Nome do Professor Orientador
•Nome da Escola
•Email de contato
•Texto do resumo, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Fonte Arial, tamanho 12, ou Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, sem parágrafos, justificado.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Passeio na Universidade de Caxias do Sul




Os alunos do 7º ano do Instituição Educacional Ivoti visitou ontem, dia 08 de maio, a UCS - Universidade de Caxias do Sul. Todos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Botânico, conhecendo várias espécies tidas como fósseis vivos, como por exemplo, a Ginkgo biloba.
Conheceram o espaço criado em homenagem ao naturalista e taxonomista Carl von Linné, que foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna" e que foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia.
Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer a sala de lupas, onde aprenderam a manusear as lupas e visualizaram no microscópio a estrutura de um pólen.
Eles também visitaram outros espaços da Universidade, onde tiveram orientações de instrutores. Visitaram o zoológico da Universidade, inauguraram uma grande pintura feita na entrada do museu de Ciências Naturais.
Fomos muito bem recebidos por um Professor da Universidade que nos deu muita atenção! Agradecemos muito ao Prof. Dr. Ronaldo Adelfo Wasum por toda paciência, dedicação, atenção que teve para conosco. Aprender com um professor de um professor da professora, deve ser ainda mais prestigioso para essa turminha!!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Conheçam nosso amigo Cróvis


O Cróvis é esse esqueleto que nos recepciona na sala de Ciências da Escola 19 de Outubro. O Cróvis foi feito por um aluno e se adaptou muito bem na porta da sala. Ele solta sua linda pipa e nos faz relembrar do quão importante é nossa infância. Ele foi criado para ser estudado, pois nosso corpo possui muitos ossos. São 206 ossos e com nomes muito diversificados!!! Todos os ossos do Cróvis são classificados e na dúvida, podemos lhe consultar. Obrigada Cróvis, você é muito útil!!!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cultivando microorganismos

Os alunos do 7º ano da Escola 19 de Outubro, em sua aula prática de ciências, desenvolveram meios de cultura para então infectarem com microrganismos coletados em locais diversificados dentro da escola. Depois de uma semana, avaliaram os resultados:

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores