quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Passeio ao Museu da Puc

Olá pessoal!

Ontem as turmas 103 e 104 da E.E. de E. B. Prof Mathias Schutz foram visitar O Museu da Puc. Aprendemos muito e ao mesmo tempo nos divertimos. Pudemos aprender muito sobre a Lei de Gauss. É a lei que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado pela superfície.
Johann Carl Friedrich Gauss, foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.
Alguns o referem como princeps mathematicorum1 (em latim, "o príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos") e um "grande matemático desde a antiguidade", Gauss tinha uma marca influente em muitas áreas da matemática e da ciência e é um dos mais influentes na história da matemática.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Gauss). Como Prova dessa teoria eu mesma pude comprová-la, entrando num campo magnético e arrepiando os cabelos. Foi realmente muito divertido!
3

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mais colaboradores!!!


Olhem só pessoal, mais amigos do 6º ano da E. E. 19 de Outubro estão colaborando para o projeto da Prof. Marlise!!! Eles trouxeram muitos materiais para produção de móveis e ganharam muitos pilas!!! Parabéns queridos, temos que nos ajudar uns as outros para podermos colher bons frutos depois. Nossa escola ganhando, ganhamos também.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Recebendo visitas importantes!!!!


Olá amigos!!!
Recebemos essa semana em nossas Escolas Estaduais de Ivoti, nossa Coordenadora Rosana Santos. Ela foi muito atenciosa, muito simples e nos prestigiou com muitos elogios. Ficamos muito contentes por toda sua atenção para com nossas escolas!
A coordenadora conseguiu desmistificar aquela ideia de que uma grande representante de chefia quanto ela, deve ter aquele aspecto sério, introspectivo, divergente. Pelo contrário, foi descontraída,simpática completamente convergente! Um texto muito bacana dessa visita foi divulgado no site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Se quiserem conferir, segue abaixo o endereço, mas podem acompanhar aqui no blog "cuidado com o Gary" mesmo!!

Site: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=null&ID=12125#

Coordenadoria visita escolas de Ivoti


Continuando a prática de descentralizar as agendas institucionais, a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosana Santos visitou nesta terça-feira (06), as escolas Mathias Schütz e 19 de Outubro, de Ivoti. A intenção das visitas é ver de perto a realidade de cada escola e dialogar com os professores, alunos e funcionários. No caso da Mathias Schütz, Rosana pode ver as obras quase finalizadas do ginásio, que é motivo de muita alegria para os 663 alunos, especialmente para os terceiros anos que já estão planejando a formatura no novo espaço. Para o diretor, Edson Jahnke, a obra é uma conquista histórica, pois a demanda é quase tão antiga quanto a própria escola, que completa, em 2013, 51 anos.
Durante a visita, a vice-diretora, Januza Palmeira, destacou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Seminário Integrado, do Ensino Médio Politécnico. “Estamos organizando a Mostra do Conhecimento, em setembro, para dar visibilidade às pesquisas que os alunos estão realizando”, informa.
A biblioteca escolar da Mathias Schütz tem uma estrutura toda informatizada, contando, inclusive, com uma oficina de restauração de livros. Assim como em outros espaços, a biblioteca recebe a ajuda de alunos voluntários. O aluno André Luiz Dismer, do 2º ano do Ensino Médio, costura, cola, prensa e corta “por que se sente feliz ao devolver vida aos livros”. Da mesma forma, o também aluno do 2º ano, Rafael Renato Klein, ajuda voluntariamente no Laboratório de Informática porque “gosta de ajudar quem o ajuda”.
Não só os alunos demonstram tanto carinho pela escola, os professores da Mathias falam com muita empolgação de suas práticas pedagógicas. A professora de Biologia, Ana Claudia da Silva, vibra com o “Projeto Pila”, que recompensa as atitudes sustentáveis e solidárias dos alunos com cédulas de papel reciclado. “Uma série de ações, como, por exemplo, dar destino adequado ao azeite de cozinha usado, valem “pilas”. Ao final do ano, os alunos revertem os “pilas” em atividades culturais, como, por exemplo, passeios”, explica a professora. Além disso, Ana Cláudia também tem o blog “Cuidado com o Gary”, onde são compartilhadas experiências pedagógicas. Para conferir, basta acessar cuidadocomogary.blogspot.com.br
Seguindo o itinerário de visitas na cidade de Ivoti, Rosana passou também pela Escola 19 de Outubro. Fazendo jus ao título de cidade das flores, a Escola apresenta diversos espaços coloridos, floridos e arborizados. “As crianças espalham os bancos sob as árvores e aproveitam muito o pátio”, assinala a diretora Maria Herzer. Além das flores, a escola tem também plantações de hortaliças e chás. De acordo com Maria, a Escola valoriza muito o contato com a natureza: “seguidamente pegamos na enxada para plantar”.
Por falar em pátio, Maria mostra o novo muro que a escola recebeu em 2012. “O muro antigo estava oferecendo perigo iminente de desabamento e o nosso pedido de obras foi acolhido pela CRE”, comemora. A Escola atualmente atende a 77 alunos de Ensino Fundamental e acolhe a comunidade ivotiense há 53 anos.

Plantamos uma árvore de Pau-Brasil no pátio da Escola!!!

    A nossa E.E. de E.F. 19 de Outubro sempre se preocupa muito com o meio ambiente. O Prof. de Educação Física Luiz Fernando plantou com os alunos à alguns anos atrás uma muda da nossa árvore histórica: Pau-Brasil. A árvore floresceu!!!! Essa árvore tem o nome científico de Caesalpinia sp.. É uma planta que possui a característica de obter uma madeira pesada e com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha.
   Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore sempre foi muito explorada para o uso na fabricação de instrumentos musicais entre outros. Essa árvore deu o nome ao nosso País. Com a grande exploração dessa madeira, essa espécie já está correndo risco de extinção. Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore. No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/pau-brasil.htm


Projeto reutilização de material para produção de móveis

Bom dia pessoal!

Nossa E.E. de E. F. 19 de Outubro descobriu uma maneira de reutilizar plásticos, sacolinhas... para produzir móveis! Existe uma empresa que faz bancos de jardins com esse material. A Pro. Marlise aqui da escola está organizando e logo logo teremos alguns bancos bem bonitos embelezando nossos jardins!! É isso aí, vamos parar de jogar sacolinha e materiais de plástico no lixo. Pois já estudamos que eles contribuem bastante para a poluição do meio ambiente!!! Nas fotos abaixo temos alguns aluninhos que se empenharam bastante para colabora com o projeto!


Aprendendo sexualidade de uma maneira descontraída

A E.E. de E. Fundamental 19 de Outubro também fez atividades com perguntas e quando erravam levavam marquinha na testa. A turma da 7ª seérie teve que responder várias perguntinhas sobre sexualidade. Parabéns turma, todos se empenharam bastante!!!


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Trabalho diferente


Bom dia pessoal,

Fazia tempo que não nos falávamos!!!
Tiramos alguns diazinhos de férias e agora estamos de volta de "vento em polpa". Começamos muito bem nossas aulas. Os alunos do 7º ano da E.E.Prof. Mathias Schutz fez um trabalho com perguntas, um espécie de gincana e quem errava, levava uma marquinha na testa. Foram muitas perguntinhas que os alunos mesmo fizeram e muito atentos para não errar. No nosso jogo, nem a professora se escapou. Se fizessem uma pergunta e ela não soubesse... carimbo na testa dela também!!! Os alunos são muito espertos, como perceberam que é difícil lembrar de datas e números exatos, aproveitavam para perguntar sobre eles. Pelo menos desmistificamos essa ideia de que o professor precisa saber de tudo. Que nada, estamos juntos aprendendo cada vez mais!!!! Ah e eles perdiam o nosso famoso "pila" quando erravam. Parabéns meus amados, vocês foram ótimos!!!!!
http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores