terça-feira, 20 de outubro de 2015

Exercícios de Genética para as turmas de terceiro ano

Quem quiser, pode ir fazendo-as para estudar para o ENEM

Objetivos: Reconhecer os diferentes conceitos de genética.
                  Estimular a resolução de desafios e a busca de soluções.
A) Os alunos devem formar duplas, pois é importante a troca de informações durante a resolução dos exercícios.
B) Os alunos devem responder os exercícios podendo utilizar o livro ou suas próprias anotações como fonte de consulta.

Exercícios sobre genética
01- Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

02- Dê um exemplo de retro cruzamento.

03- Se por acaso nas ovelhas, a pelagem negra fosse dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de ovelhas negras, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

04- Uma muda heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.

a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

05- No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

06- Uma pessoa míope e também albina, casou-se com outra  de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade  deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

07- Um cachorro preto (A) foi cruzado com duas cadelas(B e C) também pretas. O cruzamento do cachorro A com a cadela B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do cachorro A com a cadela C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?


08- O que é fenótipo?

domingo, 11 de outubro de 2015

Fazendo arte!

A galera da escola 19 de outubro resolveu aproveitar alguns materiais e criou essa linda floreira! Parabéns a todos, ficou muito lindo!!! Ainda não terminamos...

o que é fototropismo?


Os alunos da turma 306 da escola Mathias Schütz, estão estudando ecologia, mais especificamente das plantas e descobriram o fototropismo. Fototropismo,que é movimento de inclinação das plantas em direção à luz unilateral, devido ao crescimento mais intenso da face do vegetal que não está voltada para a fonte de luz está sendo desenvolvido numa planta que está de cabeça pra baixo. É isso aí pessoal, agora é só observarmos os resultados!!!






A turma do 7º ano da Escola E. de E.F. 19 de Outubro aprendeu a fazer minhoários!!!



Um minhocário doméstico é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo. Esse processo - chamado de vermicompostagem - rola dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as "operárias" mandam ver nas sobras de rango, digerindo esse material e gerando um húmus superfértil no lugar. Para ter uma ideia do potencial ecológico dos minhocários, dados do Ministério da Agricultura revelam que, diariamente, o Brasil produz cerca de 144 mil toneladas de lixo orgânico, o que corresponde a 60% do lixo urbano. Essa sujeira toda acaba indo para aterros e lixões, onde, muitas vezes, acaba poluindo os lençóis freáticos, entre outras mazelas. Se esse material entrasse na dieta das minhocas domésticas, por dia teríamos nada menos que 86 mil toneladas fresquinhas de húmus! (http://mundoestranho.abril.com.br/…/o-que-e-um-minhocario-d…)

Por isso, os alunos do 7º ano da escola 19 de outubro de Ivoti, aprenderam a fazer minhocários e tiveram a oportunidade de produzir cada um o seu.







Aprendendo ecologia e fazendo paisagismo no pátio da escola

Excelente trabalho pessoal!!!
As floreiras que os alunos dos primeiros e terceiro ano, turmas 102, 103, 104 e 306 da escola Mathias Schütz, fizeram, ficaram muito bonitas!!! Reaproveitaram materiais e ainda fizeram paisagismo no pátio da escola!!!!





Aprendendo com a prática

Os alunos do segundo ano da turma 206 da Escola Mathias Schütz, desenvolveram um ótimos trabalho! Desenvolveram pequenos ecossistemas e estão criando artrópodes dentro deles. Estão conseguindo visualizar diferentes seres vivos e entender como conseguem sobreviver sem morrer asfixiados.



O futuro convite da Mostra do Conhecimento!!!


As alunas do 9º ano da Escola 19 de Outubro, também desenvolveram trabalhos maravilhosos. Reaproveitaram materiais sem valor que iria para o lixo e fizeram monstrinhos maravilhosos que terão finalidades muito especiais, serão os convites da nossa Mostra de trabalhos!!!



Trabalho sobre mitose para as turmas 102, 103, 104 e 106 da Escola Mathias Schutz


Olá pessoal das turmas 102, 103, 104 e 106 da Esccola Mathias,
este é o trabalho que estou deixando para vocês se organizarem. Quero que respondam o planejamento de acordo com as etapas de apresentações e se programem para o tempo combinado, (de 10 a 15 minutos). Não esqueçam que os colegas precisam obter o conteúdo de uma forma simples e objetiva e que uma questão como avaliação precisa ser encaminhada para todos eles. Eles terão de lhes devolver na aula seguinte e vocês me devolverão corrigida.

Me devolvam o planejamento na aula da semana do dia 26 de outubro de 2015.
 Atrás da folha de planejamento de aula, deixem a avaliação juntamente com sua correção. A folha estará na biblioteca para cópias.




http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores