terça-feira, 17 de novembro de 2015

10ª Mostra de Trabalhos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Outubro



Mostra de Trabalhos da Escola 19 de Outubro
A Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Outubro realizou nessa segunda feira dia 16 de novembro, a Mostra do conhecimento. Com o principal objetivo de motivar os alunos pela curiosidade e com interdisciplinaridade, tentar prepará-los para o Ensino Médio Politécnico, com a pesquisa e experimentando a vivência de uma realidade global que se inscreve nas experiências cotidianas dos alunos, já que, com a Mostra, os alunos pode articular o saber, o conhecimento, a vivência, a escola, a comunidade, o meio-ambiente, etc. Se traduz na prática, um trabalho escolar coletivo e solidário. Parabéns a todos os colegas que com muita dedicação e responsabilidade souberam desenvolver seu trabalho de maneira coletiva e responsável!! Gisele, Cíntia, Marlise Rick, Diretora Estela, Celita Teresinha RauberSilvana Troian PatussiRomi Bindé... não estão na foto mas também são aliadas vitoriosas com esse trabalho!















Pessoal da Escola 19 de Outubro, nossa Mostra ficou maravilhosa!!!! Vocês viram que estão sendo destaque no Jornal O Diário?!!! Estou muito orgulhosa e conheço a capacidade de todos vocês. Com essa Mostra, aprendemos que todos somos capazes de vencer e de alcançar nosso objetivos , não importe eles quais sejam . Então é lutando, batalhando, persistindo, que encontramos a arte de vencer que está dentro de nós . Continuem se esforçando!!!


Por que entre os alunos e decoração da Mostra da Escola 19 de Outubro haviam temas sobre a vida e a morte?


Esses assuntos são muito tratados na nossa sociedade, mas precisam ser vistos de uma forma equilibrada. Na nossa feira, quem gostava e se interessa, se personalizava por algum personagem. Poderia participar da Mostra fantasiado!
Aqueles que por algum motivo não poderiam ou não queriam, não precisam se maquiar ou fantasiar.
Por ser uma data próxima do Halloween e da sexta-feira 13, achamos interessante refletir os temas: vida e morte!







Parabéns a todos!!!!











O importante era refletir o que a vida e a morte nos coloca diante da mais simples verdade, a única certeza absoluta que nem mesmo o cético mais obstinado pode duvidar que: todos vamos morrer. Por isso, o mais importante ainda é valorizarmos a vida. Se existe ou não vida após a morte? a morte no serve muito para valorizarmos ainda mais a vida. Nossos "zumbizinhos, monstrinhos,... eram para motivar ainda mais as pessoas a pensarem sobre o assunto. 
É importante ressaltar que os trabalhos de pesquisa eram sobre temas transversais escolhidos pelos próprios alunos. Alguns dos trabalhos expostos, eram sobre consciência Negra, imigração alemã, entre outros.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Projeto Consciência Negra - Escola Villa Lobos


                                                       Semana da Consciência Negra
A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessará até que se tenha bom senso e reflexão das pessoas por um ato cruel e desumano como qualquer preconceito, nesse caso racial.
Para que se consiga maior respeito e homogeneidade entre a diversidade étnica,em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Aqui no Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos no congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, conseguiram a conquista do dia 20 de novembro.

Nossa Escola E.E.M. Villa Lobos orgulhosamente exalta nossa origem africana que serve de referência à unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural da etnia negra.
Buscamos maior participação e cidadania para que os afro-brasileiros se associem a outros grupos e para que possamos dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que esta semana de reflexão, seja também de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!












Projeto Consciência Negra - Escola Villa Lobos

A área encarregada de fazer uma linha do tempo colocando símbolos de Qr cold, começará a desenvolver suas atividades criando e articulando formas de expor seus trabalhos usando a tecnologia como incentivo ao trabalho de pesquisa vinculado à tecnologia. Para isso será criada uma linha do tempo a contar da época colonial do Brasil.

Vamos começar então...



domingo, 1 de novembro de 2015

Fazer arte é aprender!!!



Essas são as obras de arte que a turma do 7º ano da Escola 19 de Outubro fez quando aprendeu sobre os aracnídeos. Ainda não terminaram, faltam alguns detalhes. Mas já estão lindos os nossos aracnídeos!!!





http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores