Se você é meu aluno já deve conhecer o meu melhor amigo e consequentemente seu maior inimigo: o Gary. Ele é aquele caderninho de anotações que uso sempre que necessário e que o consulto na hora de fechar a nota final. Pois bem, este blog foi criado em homenagem à ele. Só para lembrá-los: MUITO CUIDADO COM O GARY!!! hehe... Queridos alunos, vamos usar nossos blogs como mais um recurso que nos auxilie na busca pelo conhecimento.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Adoro ler e dar muitas gargalhadas com a Maitena Burundarena
Se você quer ler alguma coisa descontraída, pode tentar ler os livros dessa autora argentina descolada. Você vai se deparar com situações muito engraçadas e vai se identificar com elas. Um dos principais temas que a Maitena aborda é a diferença entre os homens e as mulheres, porém, de uma maneira divertida!
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Mostra Cultural da Escola Estadual de Ensino Básico Prof. Mathias Schutz
No Final do mês de outubro fizemos uma Mostra Cultural na Escola Mathias Schutz. Recebemos muitas visitas para nos prestigiarem pelos trabalhos muito bem elaborados de nossos alunos. Nossa Mostra além de trabalhos científicos teve também trabalhos literários. O tema de nossa Mostra foi um assunto muito discutido: "Entre a vida e a morte". Tentamos abordar o tema de maneira eclética e a interdisciplinaridade foi muito presente nessa hora. Nossa Mostra foi decorada com materiais reutilizados e tentamos evidenciar o tema da mostra na decoração. Para isso criamos um corredor da vida e um corredor da morte. No corredor da vida, expusemos trabalhos relacionados à vida: maquetes com células; fenômenos necessários para a vida, como síntese proteica. Procuramos deixar o corredor muito claro e com muitas flores plantadas. Já no corredor da morte havia muitos esqueletos que os alunos da 7ª série desenvolveram em cartolina, havia nossa múmia de peixe, havia bonecos com aparelhos circulatórios, crânio que usamos na aula e outras coisas que representariam morte, inclusive um caixão fúnebre onde um aluno maquiado se escondia dentro e testava a resistência dos que passavam. Era divertido e as pessoas riam muito.
Tivemos na Mostra, uma Feira do livro onde os alunos trabalharam com uma coleção divertidíssima do autor Paulo Bitencurt que tratava de VanGogh, Kafka, Shaskespeare, Freud e Aristóteles. Depois de um dia diversificado, contamos também com a presença do autor para um happy hour com delícias gastronômicas e muito teatro.
Conseguimos com esse trabalho provar que é possível trabalhar a interdisciplinaridade, pois todas as disciplinas (literatura, filosofia, religião, sociologia, química, Biologia, artes, Educação Física, Matemática, Física, História, Português, e Geografia), são extremamente importantes para se realizar um trabalho pedagógico gratificante e estimulante para nossos alunos. Parabéns a todos nós!!!
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Feira cultural Escola Mathias Schutz
Contamos com sua presença!
21 de setembro - Dia da árvore
DIA DA ÁRVORE
Aposto que você já viu muitas, muitas, muitas árvores, mas será que você conhece uma em especial? Uma árvore com a qual você brinque, converse, desfrute da sua sombra, experimente seus frutos.
Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta pra sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito.
Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe pra frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.
E quando puder peça para a mamãe ou pro papai ensinarem você a plantar uma árvore bem bonita e saia falando pra todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta. Essa fofoca é verdade e é boa de espalhar.
O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Exercícios para a 6ª série
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Semana do meio ambiente
Parabéns alunos da Mathias Schutz, vocês foram ótimos!!!! Esse foi um lindo trabalho artístico representando o meio ambiente. Uma visão bonita de um mundo sustentável, onde não faltará comida para ninguém. Os grãos serão fartos e a natureza não será desperdiçada. Nossa escola reflete o que a população mundial que zela meio ambiente não perde:" a esperança".
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Nossa!!! Quanta coincidência!!!!
SIGNIFICADO DO NOME GARY
ORIGEM DO NOME GARY
Qual a origem do nome Gary: INGLÊS
SIGNIFICADO DE GARY
Qual o significado do nome Gary: O PORTADOR DA LANÇA.
SIGNIFICADO E ORIGEM DO NOME GARY - ANALISE DA PRIMEIRA LETRA DO NOME: G
Muito sério, e com grande honestidade no meio profissional, busca a perfeição em tudo e se aborrece quando as coisas não saem conforme o planejado. Reflete muito antes de agir, e quando toma uma decisão é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer todo o resto à sua volta. Se atrai por assuntos ligados a saúde, e se adaptaria muito bem ao trabalhar nessa área. Sua impaciência, pode leva-lo a um estresse facilmente.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Não esqueçam os exercícios!!!!!
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Turmas 104 e 105 - Escola Mathias Schutz
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Turma 71 Mathias e 7ª 19 de outubro
OBESIDADE
Sinônimos e Nomes populares:
Excesso de peso corporal, aumento do peso corporal; aumento de gordura, gordura.
O QUE É?
Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
COMO SE DESENVOLVE OU SE ADQUIRE?
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.
A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.
Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingesta alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa ingesta. O aumento da ingesta pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingesta calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.
O QUE SE SENTE?
O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.
Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios que podem ser:
Doenças Distúrbios
Hipertensão arterial Distúrbios lipídicos
Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia
Doenças cérebro-vasculares Diminuição de HDL ("colesterol bom")
Diabetes Mellitus tipo II Aumento da insulina
Câncer Intolerância à glicose
Osteoartrite Distúrbios menstruais/Infertilidade
Coledocolitíase Apnéia do sono
Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma série de doenças e distúrbios, o que faz com que tenham uma diminuição muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando são portadores de obesidade mórbida (ver a seguir).
COMO O MÉDICO FAZ O DIAGNÓSTICO?
A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal), recomendado inclusive pela Organização Mundial da Saúde. Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em kilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura) (ver ítem Avaliação Corporal, nesse site). O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos associados conforme apresentado a seguir:
IMC ( kg/m2) Grau de Risco Tipo de obesidade
18 a 24,9 Peso saudável Ausente
25 a 29,9 Moderado Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 Alto Obesidade Grau I
35 a 39,9 Muito Alto Obesidade Grau II
40 ou mais Extremo Obesidade Grau III ("Mórbida")
Conforme pode ser observado, o peso normal, no indivíduo adulto, com mais de 20 anos de idade, varia conforme sua altura, o que faz com que possamos também estabelecer os limites inferiores e superiores de peso corporal para as diversas alturas conforme a seguinte tabela :
Altura (cm) Peso Inferior (kg) Peso Superior (kg)
145 38 52
150 41 56
155 44 60
160 47 64
165 50 68
170 53 72
175 56 77
180 59 81
185 62 85
190 65 91
A obesidade apresenta ainda algumas características que são importantes para a repercussão de seus riscos, dependendo do segmento corporal no qual há predominância da deposição gordurosa, sendo classificada em:
Obesidade Difusa ou Generalizada
Obesidade Andróide ou Troncular (ou Centrípeta), na qual o paciente apresenta uma forma corporal tendendo a maçã. Está associada com maior deposição de gordura visceral e se relaciona intensamente com alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares (Síndrome Plurimetabólica)
Obesidade Ginecóide, na qual a deposição de gordura predomina ao nível do quadril, fazendo com que o paciente apresente uma forma corporal semelhante a uma pêra. Está associada a um risco maior de artrose e varizes.
Essa classificação, por definir alguns riscos, é muito importante e por esse motivo fez com que se criasse um índice denominado Relação Cintura-Quadril, que é obtido pela divisão da circunferência da cintura abdominal pela circunferência do quadril do paciente. De uma forma geral se aceita que existem riscos metabólicos quando a Relação Cintura-Quadril seja maior do que 0,9 no homem e 0,8 na mulher. A simples medida da circunferência abdominal também já é considerado um indicador do risco de complicações da obesidade, sendo definida de acordo com o sexo do paciente:
Risco Aumentado Risco Muito Aumentado
Homem 94 cm 102 cm
Mulher 80 cm 88 cm
A gordura corporal pode ser estimada também a partir da medida de pregas cutâneas, principalmente ao nível do cotovelo, ou a partir de equipamentos como a Bioimpedância, a Tomografia Computadorizada, o Ultrassom e a Ressonância Magnética. Essas técnicas são úteis apenas em alguns casos, nos quais se pretende determinar com mais detalhe a constituição corporal.
Na criança e no adolescente, os critérios diagnósticos dependem da comparação do peso do paciente com curvas padronizadas, em que estão expressos os valores normais de peso e altura para a idade exata do paciente.
De acordo com suas causas, a obesidade pode ainda ser classificada conforme a tabela a seguir.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Parabéns!!!
nosso sabão ficou no ponto! Isso é só para sabermos que não há nada que não se possa aprender. Vocês estão de parabéns! Providenciaram tudo, se organizaram e conseguiram desenvolver um excelente trabalho!
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Estou orgulhosa!!!
Estou muito orgulhosa do trabalho que vocês estão fazendo no projeto blog. Fico contente em como vêm se dedicando e isso se refletirá muito no desempenho intelectual de todos vocês. Vocês estão cada vez mais organizados e sinto que o Bolg está lhes despertando muito interesse pela pesquisa, o que me faz ter a certeza de que a internet na escola pode ser usado de uma maneira muito positiva. Obrigada por trabalharem bem em conjunto, e por serem criativos e dedicados.
PS. Olhem sempre o blog da Prof, porque costumo deixar sempre recados importantes!!!
Um grande abraço.
terça-feira, 5 de abril de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
8ª séries - Exercícios sobre matéria e energia
Exercícios:
1.Diferencie os itens abaixo em matéria ou energia: justtifique sua resposta:
a) Calor
b) Gelo
c) Vapor de água
d) Fuligem
e) Luz
f) Eletricidade
2. Diariamente, desde o momento em que se levanta da cama pela manhã até deitar-se novamete à noite, você pratica diversas atividades, como tomar banho, escovar os dentes e vestir-se, que estão associadas a diversas formas de energia. Anote as atividades e descreva as formas de energia envolvidas em cada uma.
3. Considere as substâncias químicas: água (H2O), glicose (C6H12O6), gás oxigênio (O2), gás metano (CH4) e gás butano (C4H10).
a) Que tipos de átomos estão presentes nessa substâncias?
b) Cite uma outra substância que contenha pelo menos um desses tipos de átomos.
Cite:
a) Três diferentes tipos de obetos produzidos com um mesmo tipo de matéria;
b) Um tipo de objetoproduzido por três tipos diferentes de matéria
7ª série - 19 de Outubro e Mathias
Respondam nos seus blogs:
Questões para as 7ª séries:
1. Por que vírus não podem ser considerados unicelulares?
2. O que aconteceria se uma célula pudesse viver depois de retirarmos todas as suas mitocôndrias?
3. Escreva no blog duas funções importantes do núcleo
4. No nosso corpo existem células que cumprem seu papel sem o núcleo?
5. No blog, substitua cada informação por uma única palavra.
a) Pigmento verde encontrado em organelas de células vegetais.
b) Estruturas típicas de células vegetais. Graças a elas existe oxigênio na Terra.
c) Estruturas típicas de células animais. Estão relacionadas com os processos de digestão celular.
d) Organela que armazena moléculas sintetizadas pelas células?
e) Organelas que faltam nas células de plantas frutíferas. Estão relacionadas com a divisão celular.
f) Filamentos onde estão “impressas” todas as características de cada ser vivo.
g) Processo pelo qual as plantas sintetizam seu próprio alimento com a utilização da energia luminosa.
h) Apresenta características de ser vivo apenas quando dentro de uma célula
6. Como podemos diferenciar a célula animal da célula vegetal?
7. O que aconteceria a uma célula se dela fossem retirados todos os ribossomos?
segunda-feira, 14 de março de 2011
Células Tronco
O atual sistema de classificação biológica
No atual sistema de classificação, espécies semelhantes são colocadas em um mesmo gênero, como fazia Lineu.
Com os novos conhecimentos adquiridos pelo homem, desde os tempos de Lineu, acrescentaram-se outros critérios para a classificação. São pesquisadas semelhanças genéticas e bioquímicas, por exemplo. Tudo isso, visa tornar a classificação o mais precisa possível.
Os gêneros que apresentam semelhanças significativas são reunidos em uma categoria maior, denominada família. As famílias semelhantes, por sua vez, são reunidas em ordens; ordens semelhantes são agrupadas em classes e classes semelhantes são agrupadas em filos. Estes, por sua vez, compõem os reinos. Ufa!!!!, é de perder o fôlego.
A categoria mais específica é a espécie, e a mais abrangente é o reino.
algumas regras básicas de nomenclatuara dos seros vivos
o nome científico de um ser vivo contém sempre duas palavras: a primeira referente ao gênero e a segunda à espécie.
o nome do gênero deve sempre começar por letra maiúscula e o da espécie em letra minúsculas.
o nome científico de um ser vivo (gênero e espécie) deve sempre vir destacado no texto (escrito em itálico, sublinhado ou em outro tipo de letra).
sexta-feira, 11 de março de 2011
Matéria, corpo, massa e volume
A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. E o volume? Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo.
Para diferenciarmos massa de volume vamos usar corpos de mesma massa, mas de volumes diferentes e mergulhá-los em água em dois recipientes idênticos com mesmo nível inicial. Será que o nível nos dois recipientes vai aumentar igual ou diferentemente?
Nesse experimento temos dois corpos de mesmo formato, mesmo volume, mesma composição e massas diferentes. Os dois vidros são vedados na água. Um dos corpos vai flutuar e o outro vai afundar, mostrando que a massa de um corpo tem relação com o fenômeno da flutuação.
No próximo experimento temos dois corpos de mesma composição, mesmo volume, mesma massa, mas de formatos diferentes.Colocando os dois em água os dois vão afundar. O fato dos dois afundarem significa que o formato do corpo não influencia na flutuação.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Células Eucariontes (Vídeo Aula)
Queridos,
esses organismos são formados de células eucariontes (que possuem núcleo) e são unicelulares (possuem uma única célula).