A classificação dos seres vivos
O atual sistema de classificação biológica
No atual sistema de classificação, espécies semelhantes são colocadas em um mesmo gênero, como fazia Lineu.
Com os novos conhecimentos adquiridos pelo homem, desde os tempos de Lineu, acrescentaram-se outros critérios para a classificação. São pesquisadas semelhanças genéticas e bioquímicas, por exemplo. Tudo isso, visa tornar a classificação o mais precisa possível.
Os gêneros que apresentam semelhanças significativas são reunidos em uma categoria maior, denominada família. As famílias semelhantes, por sua vez, são reunidas em ordens; ordens semelhantes são agrupadas em classes e classes semelhantes são agrupadas em filos. Estes, por sua vez, compõem os reinos. Ufa!!!!, é de perder o fôlego.
A categoria mais específica é a espécie, e a mais abrangente é o reino.
algumas regras básicas de nomenclatuara dos seros vivos
o nome científico de um ser vivo contém sempre duas palavras: a primeira referente ao gênero e a segunda à espécie.
o nome do gênero deve sempre começar por letra maiúscula e o da espécie em letra minúsculas.
o nome científico de um ser vivo (gênero e espécie) deve sempre vir destacado no texto (escrito em itálico, sublinhado ou em outro tipo de letra).
Se você é meu aluno já deve conhecer o meu melhor amigo e consequentemente seu maior inimigo: o Gary. Ele é aquele caderninho de anotações que uso sempre que necessário e que o consulto na hora de fechar a nota final. Pois bem, este blog foi criado em homenagem à ele. Só para lembrá-los: MUITO CUIDADO COM O GARY!!! hehe... Queridos alunos, vamos usar nossos blogs como mais um recurso que nos auxilie na busca pelo conhecimento.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
http://youtu.be/TJnpsuv3E7s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!