Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Já um corpo, pode ser entendido como uma porção limitada de matéria. Exemplo:uma pedra, uma árvore, um animal ou planeta.
A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. E o volume? Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo.
Para diferenciarmos massa de volume vamos usar corpos de mesma massa, mas de volumes diferentes e mergulhá-los em água em dois recipientes idênticos com mesmo nível inicial. Será que o nível nos dois recipientes vai aumentar igual ou diferentemente?
Nesse experimento temos dois corpos de mesmo formato, mesmo volume, mesma composição e massas diferentes. Os dois vidros são vedados na água. Um dos corpos vai flutuar e o outro vai afundar, mostrando que a massa de um corpo tem relação com o fenômeno da flutuação.
No próximo experimento temos dois corpos de mesma composição, mesmo volume, mesma massa, mas de formatos diferentes.Colocando os dois em água os dois vão afundar. O fato dos dois afundarem significa que o formato do corpo não influencia na flutuação.
Se você é meu aluno já deve conhecer o meu melhor amigo e consequentemente seu maior inimigo: o Gary. Ele é aquele caderninho de anotações que uso sempre que necessário e que o consulto na hora de fechar a nota final. Pois bem, este blog foi criado em homenagem à ele. Só para lembrá-los: MUITO CUIDADO COM O GARY!!! hehe... Queridos alunos, vamos usar nossos blogs como mais um recurso que nos auxilie na busca pelo conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
http://youtu.be/TJnpsuv3E7s
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!