sexta-feira, 11 de março de 2011

Matéria, corpo, massa e volume

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Já um corpo, pode ser entendido como uma porção limitada de matéria. Exemplo:uma pedra, uma árvore, um animal ou planeta.
A massa pode ser definida como a quantidade de matéria existente num corpo. E o volume? Volume é o que indica o espaço ocupado pelo corpo.

Para diferenciarmos massa de volume vamos usar corpos de mesma massa, mas de volumes diferentes e mergulhá-los em água em dois recipientes idênticos com mesmo nível inicial. Será que o nível nos dois recipientes vai aumentar igual ou diferentemente?


Nesse experimento temos dois corpos de mesmo formato, mesmo volume, mesma composição e massas diferentes. Os dois vidros são vedados na água. Um dos corpos vai flutuar e o outro vai afundar, mostrando que a massa de um corpo tem relação com o fenômeno da flutuação.


No próximo experimento temos dois corpos de mesma composição, mesmo volume, mesma massa, mas de formatos diferentes.Colocando os dois em água os dois vão afundar. O fato dos dois afundarem significa que o formato do corpo não influencia na flutuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores