quinta-feira, 19 de maio de 2011

Turmas 104 e 105 - Escola Mathias Schutz

Amados, achei interessante esse texto e de acordo com o que estamos estudando. Quero que vocês o leiam com muita atenção e respondam as questões a seguir para que possamos debatê-lo na próxima aula.
Um grande abraço a todos,
Prof. Ana
TEXTO:
A Química controla nossas vidas
Certamente você já deve ter ouvido falar em diabetes, uma dença metabólica que atinge cerca de 8% da população brasileira. Uma pessoa é considerada diabética quando seu pâncreas não produz insulina ou o faz em quantidade insuficiente. A função da insulina é facilitar a penetração da glicose nas células.Portanto, a falta dessa substância prejudica a entrada de glicose nos tecidos e todo o metabolismo dos açúcares fica alterado. Esse quadro traz consequências graves, mas pode ser controlado com medicamentos e injeções de insulina, que compensam a disfunção do pâncreas . Assim, os sintomas da doença desaparecem, e o diabético pode levar uma vida praticamente sem restrições. No parágrafo anterior, foram citadas duas substâncias, a insulina – que é uma proteína – e a glicose – açúcar. Temos centenas de substâncias diferentes dentro de nossas células, que participam das inúmeras reações químicas do metabolismo. Toda nossa atividade biológica,em outras palavras, a manutenção da nossa vida, depende desas substâncias e das reações que ocorrem entre elas. 
Além de água – o componente mais abundante da célula viva – e dos sais minerais, as demais substâncias são agrupadas basicamente em quatro categorias: os carboidratos (entre os quais os açúcares são exemplo), os lipídeos (como os óleos, gorduras e ceras), as proteínas (como a insulina, já citada) e os ácidos nucleicos (como o conhecido DNA).
EXERCÍCIOS:
1.       Esplique o papel da inslina no metabolismo de cada pessoa.
2.       A glicose que penetra nas células provém do sangue. Como deve ser a concentração de glicose no sangue do diabético que não faz o tratamento adequado, em comparação a uma pessoa que não diabética?
3.       Identifique, a partir do texto, as realções entre manutenção da vida e metabolismo. 

6 comentários:

  1. oiiiii sora ve c é esse email ai!!!!!
    http://www.blogger.com/home?pli=1
    bjossss >.<

    ResponderExcluir
  2. Sora entra lá no meu blog e diz o que achou das imagens vlw sora!!!
    bjsss
    P.S. não esquse de olhar minha paródia.

    ResponderExcluir
  3. ooi Prof.
    Bom,refiz um novo blog,o meu não tava entrando..
    mas peguei todas as atividades e postei nesse...
    http://biiobloog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oioi Prof..
    refiz o meu blog, o meu eu tinha esquecido a senha mas postei todos os trabalhos nesse http://querendoamarvc.blogspot.com/
    bjbj

    ResponderExcluir
  5. Sora, que bom que o meu blog está legal, mas eu sai da mathias, porque me mudei para POA... bj

    ResponderExcluir
  6. http://omundoodeiaogary.blogspot.com/
    Meu blog sora Ana
    Andrezza 104

    ResponderExcluir

Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores