segunda-feira, 30 de março de 2015

A Escola 19 de Outubro na luta contra a Dengue - Cuidado com a "mosquita" Dengue



Como todo mosquito, o transmissor da dengue também nos causa impertinência. Ele é originário do Egito, na África, e vem causando muitos problemas ao Brasil a muito tempo. No Brasil, segundo os primeiros relatos de dengue datam do final do século XIX, em Curitiba (PR), e do início do século XX, em Niterói (RJ). Segundo dados do Ministério da Saúde, a primeira ocorrência do vírus no país, documentada clínica e laboratorialmente, aconteceu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), houve epidemias no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste. Desde então, a dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continuada e é encontrado em todos os Estados brasileiros.
O mosquito transmissor da dengue, denominado - Aedes aegypti - é o vetor de um arbovírus pertencente à família Flaviviridae e ao gênero Flavivirus. O vírus é envelopado e esférico, apresentando projeções ao longo de sua superfície. Além disso, é um vírus de RNA fita única, comportando-se como RNA mensageiro. O vírus apresenta quatro diferentes sorotipos, conhecidos por DEN-1, DEN-2, DEN-3, segundo, http://www.contagem.cefetmg.br.
Atualmente, a doença requer atenção especial da população e dos órgãos vigentes, pois muitos casos de focos de larvas do mosquito estão sendo encontradas na grade Porto Alegre. Precisamos nos conscientizar e tomar medidas preventivas para evitar que o problema se agrave ainda mais. Para tanto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental 19 de Outubro já está fazendo a sua parte, criando armadilhas caseiras para as larvas procurando locais de desenvolvimento da larva do mosquito ou melhor "mosquita", porque só a fêmea é hematófaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores