sexta-feira, 15 de maio de 2015

Seminário Integrado



Olá pessoal!

Baseados no Manual do Seminário Integrado da Escola Mathias Schütz, trabalharemos hoje as "etapas para a elaboração de um projeto de pesquisa".

1) ESCOLHA DO TEMA: devemos escolher temas que onde há afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Temos que tomar o cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém, pois se merece ser feito, que tenha uma importância qualquer para as pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.

2) PROBLEMA: depois do tema definido, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. Em geral um bom trabalho de pesquisa atende a cinco características:

  • Deve ser formulado como uma pergunta;
  • Deve ser claro e preciso;
  • Deve ser empírico (baseado na experiência)
  • Deve ser suscetível de solução;
  • Deve ser limitada a uma dimensão viável.
OBS: 
* O início da pesquisa requer definição de um problema.
* Definição de um problema de pesquisa requer conhecimento sobre o tema que está sendo tratado.
* Não é tarefa trivial (sabido de todos)
* Essencial para o trabalho de pesquisa.
* Problema que não for bem formulado pode tornar a pesquisa inviável.

Ex: TEMA: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça
       PROBLEMA: A mulher é tratada com submissão pela sociedade. ( Aqui você inicia o levantamento de dados, dados secundários, anotando sempre no seu caderno de campo e atualizando seu blog)

3) HIPÓTESE: hipótese é sinônimo de suposição. É uma afirmação categórica (suposição), que tenta responder o problema escolhido para a pesquisa. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição) levantada.

Ex: Em relação ao problema definido acima - Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

4) JUSTIFICATIVA: a justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome já diz, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justiça a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

5) OBJETIVOS: a definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta. Os objetivos podem ser separados em Objetivos gerais e Objetivos específicos.
  Os enunciados dos objetivos devem começar  com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação dos objetivos. 

Ex.: ilustrar, manipular, compartilhar, esclarecer, examinar, reunir...

6) METODOLOGIA: o caminho e os passos a serem seguidos desenharão a metodologia do projeto, que deve apresentar as técnicas que serão utilizadas para a coleta análise dos dados (entrevistas, questionamentos, testes, técnicas de agrupamento de dados, elaboração de tabelas. A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa


 LEVANTAMENTO OU REVISÃO DE LITERATURA: é o levantamento de literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho da pesquisa. Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores