terça-feira, 20 de outubro de 2015

Exercícios de Genética para as turmas de terceiro ano

Quem quiser, pode ir fazendo-as para estudar para o ENEM

Objetivos: Reconhecer os diferentes conceitos de genética.
                  Estimular a resolução de desafios e a busca de soluções.
A) Os alunos devem formar duplas, pois é importante a troca de informações durante a resolução dos exercícios.
B) Os alunos devem responder os exercícios podendo utilizar o livro ou suas próprias anotações como fonte de consulta.

Exercícios sobre genética
01- Os termos: homozigoto e heterozigoto fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.

02- Dê um exemplo de retro cruzamento.

03- Se por acaso nas ovelhas, a pelagem negra fosse dominante sobre a pelagem branca. Um criador tem um lote de ovelhas negras, com o mesmo genótipo. O que deve fazer para descobrir se esses animais são homozigotos ou heterozigotos? Justifique sua resposta.

04- Uma muda heterozigota de ervilha com vagens infladas produziu por autofecundação descendência constituída por dois tipos de indivíduos: com vagens infladas e com vagens achatadas.

a) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser heterozigoto?
b) Tomando, ao acaso um desses descendentes, qual a probabilidade dele ser homozigoto?

05- No porquinho da índia, o pêlo pode ser preto ou marrom. Cruzando-se animais homozigotos de pêlo preto com outros, também homozigotos, de pêlo marrom, obtiveram-se em F1, todos de pêlo preto. Esses animais F1 foram retrocruzados com animais de linhagem de pêlo marrom, produzindo 192 descendentes. Quantos se espera que tenham também o pelo marrom?

06- Uma pessoa míope e também albina, casou-se com outra  de pigmentação e visão normais, porém filha de pai míope e albino. Sendo miopia e o albinismo caracteres recessivos, qual a probabilidade  deste casal ter um filho de visão e pigmentação de pele normal?

07- Um cachorro preto (A) foi cruzado com duas cadelas(B e C) também pretas. O cruzamento do cachorro A com a cadela B produziu 8 filhotes, todos pretos; o cruzamento do cachorro A com a cadela C produziu 6 filhotes pretos e 2 amarelos. O que a análise desses resultados nos permite concluir?


08- O que é fenótipo?

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