quinta-feira, 21 de abril de 2016

Aprendendo a pesquisar observando microrganismos em meios de culturas

Os alunos da turma 204 do segundo ano da Escola E. de E.B. Prof. Mathias Schütz, produziram meios de cultura para poderem desenvolver microrganismos e com observações, pesquisarem e verificarem importantes características.
Nossos meios de cultura não produziram exatamente os resultados esperados, mas como em toda a pesquisa, precisamos estar preparados para não obter exatamente o resultado esperado e sejam quaisquer os resultados obtidos, sempre contribuem para os estudos da pesquisa. Foi importante, pois sabemos que os microrganismos precisam de fatores abióticos que contribuam para seus desenvolvimentos. Com a temperatura muito alta dos últimos dias, houve questionamentos a respeito. Então, este será um bom início de pesquisa: fatores bióticos e abióticos que possam ou não influenciar no desenvolvimento dos microrganismos.
O que são Microrganismos
Os Microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.
Contato com os seres humanos
Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, se dá pelo contato com Microrganismos patogênicos (causadores de doenças).
Outras informações importantes
Estes seres tão minúsculos não são todos iguais, eles podem ser muito diferentes em tamanho e modo de vida. Contudo, todos têm em comum uma estrutura bastante simples e a impossibilidade de serem vistos sem o uso de microscópio.
O conhecimento deste tipo de vida se deu graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos. O ápice destas descobertas ocorreu em 1878, quando Pasteur apresentou a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica.
As pesquisas de Pasteur foram acompanhadas por um grande número de cientistas e médicos. Alguns deles, impressionados pelas descobertas, promoveram mudanças bastante significativas em seus métodos de trabalho.
Além dos Microrganismos já identificados e classificados (bactérias, fungos, parasitas), havia uma outra categoria que só pôde ser observada após a invenção do microscópio eletrônico. Tratava-se de um ser de estrutura organizacional bastante simples e de existência já presumida: o vírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro visitante! É com muita honra que o recebemos em nosso blog. Fique a vontade. Pesquise, opine!

http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores