sexta-feira, 24 de maio de 2013

Epopeia de Dindinha


Espero que goste comadre Madalena Knevitz, fiz com muito carinho como forma de agradecimento por esse presente maravilhoso que nos deram nesse momento!
Um grande abraço!!!

Epopeia de Dindinha

Estávamos escondidos na toca,
Quando ouvimos o toc-toc na porta:
Era a Mamãe e o Papai coruja,
Que levavam a notícia de lambuja.

Deus havia nos escolhido
Para que aceitássemos comprazidos
E com todo o amor
Nosso anjinho e agora afilhado Heitor

Papai do céu foi generoso!!
Deixou os Dindinhos tão contentes,
Que nem o brilho das estrelas seria mais radiante,
Quanto o olhar da Dinda naquele momento!

Mas o Dindo não deixou por menos,
Abraçou os corujas com tanta firmeza,
Que a alegria dos papais deixava evidente,
A grande escolha que fizeram naquele momento.

Estamos te esperando Heitor,
Seu choro será a mais linda melodia,
Que os anjos guardam pros papais no dia
Que Deus mandar você nascer!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Internacional de Combate a Homofobia

Homofobia é crime. Ninguém é obrigado a aceitar mas sim a respeitar.


(Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni)

Uma analogia entre os internados do Hospital Municipal de Ivoti e o Meio Ambiente, já que na situação atual, encontram-se doentes

Os alunos do 7º ano da Escola estadual de E. B. Prof. Mathias Schutz, para comemorar a semana do meio ambiente, confeccionaram junto com a Professora Ana Cláudia da Silva Triches, diversos vasinhos com plantinhas fáceis de serem cultivadas. Esses vasos foram feitos com caixinhas de leite decoradas com papelão e fitas largas confeccionadas com sacos de batatas, dando um aspecto rústico e
ao mesmo tempo inovador, já que são feitos com materiais reutilizáveis. Os vasos serão levados ao Hospital Municipal de Ivoti, como estímulo à vida. Já que o meio ambiente também está "doente" isto representa uma analogia. Sabemos que, se cada um fizer a sua parte, cuidando bem dele, assim como é feito no hospital, poderá se ter um bom resultado no final do "tratamento"!"

Alunos do 7º ano da Escola Mathias Schutz confeccionando os artesanatos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

10ª MEP REGIONAL MOSTRA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAXIAS DO SUL (2ª,4ª,16ª e 27ª CREs) 20,21 e 22/08/2013


10ª MEP REGIONAL MOSTRA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAXIAS DO SUL (2ª,4ª,16ª e 27ª CREs) 20,21 e 22/08/2013

ORGANIZAÇÃO DA 10ª MEP E ESPAÇO RESERVADO P/ 2ª CRE
•TOTAL DE PROJETOS: 50
• ESCOLAS TÉCNICAS: 30
• ESCOLAS EMP: 16
• ESCOLAS CURSO NORMAL: 4
•2ª CRE PROJETOS: 27 A 29
•ESCOLAS TÉCNICAS: 20 a 22
•ESCOLAS EMP: 6
•ESCOLAS CURSO NORMAL: 1


PREMIAÇÃO
•ESCOLAS TÉCNICAS POR EIXO TECNOLÓGICO
•1º LUGAR – TROFÉU E PARTICIPAÇÃO NA FECITEP
•2º e 3º LUGARES – MEDALHAS
•ESCOLAS EMP – EIXO ÚNICO
•1º LUGAR – TROFÉU E PARTICIPAÇÃO NA FECITEP
•2º e 3º LUGARES – MEDALHAS
•ESCOLAS CURSO NORMAL – NÃO HÁ PREMIAÇÃO, POIS PARTICIPAM COMO CONVIDADOS.


CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO - EMP
•PROJETOS DE 2012;
•MÁXIMO 03 ALUNOS C/ UM PROFESSOR ORIENTADOR;
•PROJETOS QUE CONTEMPLEM A INTERDISCIPLINARIDADE, METODOLOGIA CIENTÍFICA, TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, RELEVÂNCIA SOCIAL (PESQUISA SÓCIO ANTROPOLÓGICA);



•ANEXO 4 – RELATÓRIO DA PESQUISA (será cobrado após a homologação da inscrição)
Este documento é um dos instrumentos utilizados para a avaliação dos projetos. Devem constar deste relatório os dados fundamentais de cada etapa do projeto, que transmitam uma ideia clara e concisa do que foi desenvolvido.
- FOLHA DE ROSTO: Contendo indicação do Eixo Tecnológico e o Título da Pesquisa, além dos nomes dos autores, professor orientador ou co-orientador, quando for o caso, Instituição, rede a que pertence e Cidade.


-DEDICATÓRIA (OPTATIVO)
-AGRADECIMENTOS (OPTATIVO)
-RESUMO DO PROJETO: Mínimo de 200 e máximo de 250 palavras.
-Sumário: Relação dos capítulos e sub capítulos do relatório e as respectivas páginas.
-INTRODUÇÃO: Descrição inicial do tema, local e período de realização, relevância da pesquisa, apresentação dos capítulos seguintes.
-OBJETIVOS: Metas estipuladas para a realização da pesquisa.



-JUSTIFICATIVA: Importância e viabilidade do desenvolvimento da pesquisa.
-REFERENCIAL TEÓRICO: Embasamento teórico utilizado na pesquisa.
-METODOLOGIA: Descrição detalhada da natureza da pesquisa, etapas de pesquisa desenvolvidas, materiais utilizados, população e amostra, etc.
-RESULTADOS: Descrição detalhada dos resultados encontrados e esperados.



-CONCLUSÕES: Considerações finais sobre o desenvolvimento e os resultados da pesquisa.
-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Bibliografia utilizada para o embasamento científico.
-ANEXOS: Itens que são complementares ao trabalho, mas não essenciais para a compreensão do relatório.


CONFECÇÃO DE POSTER PADRÃO (obrigatório para feiras científicas)
•1m x 1,30 m
•Papel plastificado (ver c/ gráficas)
•Logo do Estado e da MEP
•Identificação da escola
•Título
•Componentes
•Resumo – Introdução e justificativa
•Objetivos
•Metodologia
•Resultados
•Bibliografia


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO P/ O CURSO NORMAL
•As escolas de Curso Normal não serão avaliadas, pois estão participando como convidadas;
•Exemplo de boas práticas.
•Tanto para o EMP quanto para o Curso Normal é necessário deixar exposto na estande de apresentação o Diário de Campo, que detalha a trajetória da pesquisa realizada e será avaliado pela comissão julgadora.


INSCRIÇÕES
•Período: 03 à 14/06/2013 – SOMENTE VIA EMAIL
•Preenchimento de fichas de inscrição que estão disponíveis no site da SEDUC. Clicar no ícone PEDAGÓGICO/EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, abrirá os sub-ícones desta seção, clique no link 10ª MEP(ainda não está disponível) – ANEXO 1 AO 5.
•As fichas de inscrição deverão (anexos 1,2 e 3) ser enviadas para o seguinte email: emp-02cre@seduc.rs.gov.br.
•O anexo 1 e 5 PADRÃO P/ 10ª MEP AINDA NÃO ESTÃO PRONTOS. Os anexos 2,3 e 4 estão disponíveis no link 9ª MEP, os quais são padronizados para todas as MEPs.



•NO ATO DA INSCRIÇÃO (VIA EMAIL) DEVERÃO SER PREENCHIDOS OS SEGUINTES FICHAS (ANEXO I,2e 3):
•ANEXO 1 – Está sendo confeccionado (em breve estará pronto)
•ANEXO 2 – PLANO DE PESQUISA
-TÍTULO DO PROJETO
-Aluno 1:
-Aluno 2:
-Aluno 3:
-Alunos Coautores:
-Professor Orientador:
-Professor Coorientador:
-PROBLEMA IDENTIFICADO:
-HIPÓTESE:
-METODOLOGIA:
-ANÁLISE DOS RESULTADOS/CONCLUSÕES:
-REFERÊNCIAS (as três mais importantes)



•ANEXO 3 – RESUMO DO PROJETO
•TÍTULO DO PROJETO
•Nome do Aluno 1
•Nome do Aluno 2
•Nome do Aluno 3
•Nome do Professor Orientador
•Nome da Escola
•Email de contato
•Texto do resumo, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Fonte Arial, tamanho 12, ou Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, sem parágrafos, justificado.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Passeio na Universidade de Caxias do Sul




Os alunos do 7º ano do Instituição Educacional Ivoti visitou ontem, dia 08 de maio, a UCS - Universidade de Caxias do Sul. Todos tiveram a oportunidade de visitar o Jardim Botânico, conhecendo várias espécies tidas como fósseis vivos, como por exemplo, a Ginkgo biloba.
Conheceram o espaço criado em homenagem ao naturalista e taxonomista Carl von Linné, que foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna" e que foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia.
Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer a sala de lupas, onde aprenderam a manusear as lupas e visualizaram no microscópio a estrutura de um pólen.
Eles também visitaram outros espaços da Universidade, onde tiveram orientações de instrutores. Visitaram o zoológico da Universidade, inauguraram uma grande pintura feita na entrada do museu de Ciências Naturais.
Fomos muito bem recebidos por um Professor da Universidade que nos deu muita atenção! Agradecemos muito ao Prof. Dr. Ronaldo Adelfo Wasum por toda paciência, dedicação, atenção que teve para conosco. Aprender com um professor de um professor da professora, deve ser ainda mais prestigioso para essa turminha!!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Conheçam nosso amigo Cróvis


O Cróvis é esse esqueleto que nos recepciona na sala de Ciências da Escola 19 de Outubro. O Cróvis foi feito por um aluno e se adaptou muito bem na porta da sala. Ele solta sua linda pipa e nos faz relembrar do quão importante é nossa infância. Ele foi criado para ser estudado, pois nosso corpo possui muitos ossos. São 206 ossos e com nomes muito diversificados!!! Todos os ossos do Cróvis são classificados e na dúvida, podemos lhe consultar. Obrigada Cróvis, você é muito útil!!!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cultivando microorganismos

Os alunos do 7º ano da Escola 19 de Outubro, em sua aula prática de ciências, desenvolveram meios de cultura para então infectarem com microrganismos coletados em locais diversificados dentro da escola. Depois de uma semana, avaliaram os resultados:

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Estudando os DOIS ÂNGULOS


Hoje, quando abri o jornal, me assustei com a grande palhaçada que perdi meu tempo lendo. Um colunista teve a audácia de escrever sobre a paralisação dos professores dizendo em seu texto, DOIS ÂNGULOS, que os professores estão cobertos de razão, já que o governo não tem dinheiro para melhorias nas escolas e faltam professores e os culpa, dizendo que há dezenas de professores aposentados com quarenta e poucos anos de idade. Acredito que tenha mudado o plano de carreira do professor, pois pelo que sei a idade mínima para aposentadoria é de 50 anos de idade. Ele também comenta que tem uma prefeita da região que se aposentou aos 39 anos e recebe uma gorda aposentadoria há 30 anos. Bom, quanto a isso eu não tenho conhecimento, mas eu diria que ele precisa se informar um pouco mais com a constituição do Brasil. Sr. Colunista, aconselho o Senhor a dar um olhada no artigo 232 ou tirar suas dúvidas com um advogado. Se esse colunista acha que um professor trabalha pouco, quando se refere à carga horária do professor na escola, deveria lembrar das horas que trabalha em casa corrigindo as avaliações de suas turmas. Mas por favor senhor colunista, não vá se cansar em seu horário de folga! Por que assim como o professor, para preparar suas aulas tem tempo de planejamento, o Senhor deve ter tempo para preparar sua matéria. Claro que existe uma pequena diferença, não é mesmo Sr. Colunista? O Professor chega a ter 15 turmas com em média 30 alunos em cada uma. Eu concordo com o Senhor, quando diz que o governo gasta mais com aposentados do que com profissional em atividade, mas é exatamente por isso que contribuímos com o INSS. Se o Senhor é autônomo, deveria comprar um carnê e começar a pagar! O Senhor também questiona por que não é implantada a meritocracia, ou seja, os melhores ganham mais e os ruins são demitidos. Por que assim como em qualquer outra profissão existem os bons e os nem tão bons, mas a estabilidade é prevista pelo concurso público, assim como com juízes, advogados, jornalistas... O Senhor também questiona por que os professores tem “regime de aposentadoria especial” e o que eles têm de diferente de qualquer outro trabalhador. Acho que o Senhor ainda não se deu conta que até para escrever esse mundarel de baboseiras, precisou de um professor. E só para lhe esclarecer Senhor Colunista, o Professor tem 45 ou 50 minutos hora/aula, mas contados tempo de serviço, precisam ser 60 minutos. É Senhor colunista, o Senhor está um pouquinho desinformado. Todas estas coisas também precisam ser estudadas, para que se possa entender do porquê do governo do Estado não ter dinheiro para que então possam ser ditas, procure um professor.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escola Mathias segue o exemplo da Escola 19 de Outubro e entra na luta contra a dengue!



Os alunos da Escola Estadual Mathias Schutz também estão contribuindo na luta contra dengue. Os alunos do 7ª ano fizeram vistorias junto aos agentes de saúde. Coletaram amostras de larvas e orientaram moradores sobre a importância de não deixar água parada.
Parabéns a todos e mais uma vez, obrigada aos agentes da saúde por nos possibilitar essa tarefa tão importante!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

segunda-feira, 25 de março de 2013

Preconceito? Em que século estamos!!!!

Fico horas pensando como ainda nos dias de hoje ainda possam existir pessoas preconceituosas que não se deram conta de que com essa atitude acabam tendo a maior prova de inferioridade. Precisamos aprender a nos respeitar e a deixar de julgar-nos uns aos outros. Com essa atitude acabamos por ser insignificantes e nossa mediana intolerância é deplorável. Seja a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista... Não deixar uma criança brincar com outra porque é mais pobre ou não sentar ao lado de uma pessoa no ônibus porque é negra são exemplos muito comuns desse tipo de ludíbrio. Que vergonha, em pleno século XXI e as pessoas ainda não se deram conta de que TODAS vão morrer e virar comidinha de minhocas!!! Daqui a pouco os anelídeos virarão vegetarianos... Ainda bem que eles não são preconceituosos, hehehe

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alunos do Politécnico

Como combinado, não esqueçam de trazer para a próxima aula os bilhetes de autorização para uso do blog na escola. Vamos começar o projeto Blog. Quem quiser pode reatualizar o anterior, usado ano passado. O projeto em si, como já expliquei, para quem continuará na mesma pesquisa, deverá ser ampliado com novos objetivos, metodologias e até materiais, considerando o anterior como base para novas pesquisas. Comecem a procurar bibliografias para levar nas aulas do Seminário Integrado e vamos nessa! Um grande desafio nos espera, e na área da pesquisa desafios são fundamentais!!! Conto com vocês!!! Até segunda. um grande abraço a todos!!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Volta às aulas


Queridos alunos, nossas aulas começaram e de vento em Polpa. Nossos projetos já estão em andamento e percebo que vocês estão se empenhando bastante!! Nas três escolas que dou aula, o projeto "pila" está sendo bem aceito e desenvolvido! Fico muito feliz e espero que continuem se dedicando!!! Bom ano letivo para todos nós!!! Observação: nosso grande lema é nos organizar, usar alguma ferramenta, caderno, bloco, agenda... Anotar e não esquecer da nossa grande hora da organização. Aquela que combinamos que tiraríamos só para os afazeres da escola. Então, bora olhar os compromissos e não se esquecer de nada!!!!! (fonte: https://www.google.com.br/search?q=agenda&hl=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=3JUnUfSLD4T48wTKl4GYCg&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1366&bih=643#imgrc=jLjOJhTAN0BgHM%3A%3BexuVXQw6cxGQbM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.elo7.com.br%252Fproduct%252Fmain%252F57298C%252Fagenda-escolar-2013.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.elo7.com.br%252Fagenda-escolar-2013%252Fdp%252F2665F7%3B580%3B435)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vivendo e aprendendo...


O ano de 2012 pode ser considerado atípico para a educação do ensino médio, considerando que o Politécnico veio a nos pegar de surpresa. Tivemos que aprender a pesquisar,ensinar a pesquisar, enfim, correr atrás da máquina. E o tempo não nos ajudou muito, já que nossa preparação não veio a ajudar. Para os professores da área da pesquisa ainda considero que não tenha sido tão difícil, mas sabendo que é uma novidade da pedagogia em geral, acredito que deva ter sido muito penoso para o corpo docente como um todo. Interessante foi que, minha escola serviu de exemplo para quem acredita que sempre há possibilidades, basta correr atrás de seus ideais. Falo com muito orgulho por ter conferido o esmero e desempenho de um esforço vivido por todo um grande grupo de educadores e educandos que souberam usar de uma oportunidade de valorização à um método alternativo de ferramenta pedagógica, para aprender a buscar o conhecimento de uma maneira descontraída e prazerosa. Foi bom conferir os resultados de tantos trabalhos que sabemos que exigiram tantas horas de dedicação. Chegou um momento na Feira do Conhecimento que olhei para tantas pessoas conferindo o trabalho daquelas pessoinhas tão alegres, com olhinhos tão brilhantes refletindo uma auto estima tão elevada por verificar o quão importantes são seus trabalhos e o quanto são capazes, que pude entender ainda mais a nossa vitória. Agradeço a todos que puderam nos visitar, pais, comunidade em geral de Ivoti, 2ª CRE, escolas... É muito bom saber que nosso trabalho está sendo conferido, isso nos estimula ainda mais. O ano de 2013 nos exigirá esforço, sabendo que o ritmo do Politécnico é intenso, mas nossa capacidade é além do esperado e nossos objetivos serão refletidos por nosso bom desempenho. Basta acreditarmos, lutarmos e usarmos o que já aprendemos com o trabalho de 2012. Um ótimo ano para todos nós, bora pesquisar...
http://youtu.be/TJnpsuv3E7s

Seguidores